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Patrícia Ota, Coaching de Executivos, fala sobre a Transmissão de Confiança

Transmissão de Confiança

“Antes de acreditar na mensagem, precisamos acreditar no mensageiro”

A confiança é a base das nossas relações. A verdadeira liderança, que influencia, engaja e traz resultados positivos, começa pela transmissão de confiança. As pessoas somente irão ouvir, seguir e apoiar aqueles que confiam e acreditam. Baseada na Harvard Business Review, a confiança tem como base os 3 elementos:

EMPATIA

A empatia é o elemento de conexão com as pessoas.

Demonstrar que você se preocupa, que se importa com as pessoas, com suas preocupações e tudo que está relacionado a elas tanto no trabalho como até na vida pessoal.

Compreender seus sentimentos e emoções, o que as motivam, as razões pelas quais tem determinado comportamento, seus padrões de funcionamento e pensamentos.

Adaptar sua comunicação, para que sua mensagem seja eficiente. Falar com palavras e da forma que a outra pessoa irá compreender.

Boa parte da comunicação está na qualidade da sua escuta, o quanto está presente naquele momento e aberto(a) para tudo que está sendo falado, isso também está relacionado ao seu interesse, tanto na pessoa quanto no assunto.

Criar uma sinergia entre as pessoas e o time, demonstrar como elas podem contribuir e como juntas podem ir mais longe.

Ninguém irá confiar em alguém que se mostra desinteressado(a) e que foca apenas em seus objetivos.

Empatia na prática:

  • Elogiar de forma genuína.
  • Contribuir numa conversa.
  • Adaptar sua forma de se comunicar.
  • Criar um ambiente de cooperação.
  • Reconhecer as necessidades das outras pessoas.
  • Dar feedbacks honestos, com objetivo de desenvolvimento.

AUTENTICIDADE

A autenticidade tem a ver com seu grau de autoconhecimento, como você se relaciona consigo mesmo(a), e sua autoconfiança.

Conhecer a fundo os seus pontos fortes, pontos de melhoria, o que pode ser uma grande interferência para você, e como as pessoas nos enxergam tem a ver com a autopercepção e seu autoconhecimento.

Ter empatia consigo principalmente em momentos mais desafiadores, como lida com as próprias emoções e como usa sua mente ao seu favor. Tudo isso de forma honesta, pois a sinceridade começa conosco.

A questão da autoconfiança pode estar relacionada a muitos fatores, se esse é um ponto que você precisa trabalhar, comece respondendo: “O que preciso fazer para melhorar minha autoconfiança?” Comece com pequenos passos.

O ambiente que estamos influencia muito a forma como nos expressamos, e nos colocamos nas situações. Quanto mais segura as pessoas se sentirem, mais irão se demonstrar de forma autêntica.  

O grande desafio aqui é falar sobre as nossas vulnerabilidades, dificuldades e medos. Encontrar o ponto onde isso irá nos conectar com as pessoas e não nos expor demais, pode ser uma saída.

Não haverá confiança, se as pessoas não sentirem que estão lidando com seu “eu verdadeiro”.

Autenticidade na prática:

  • Conheça seus pontos fortes e pontos de melhoria.
  • Reconheça suas verdadeiras necessidades.
  • Trabalhe sua autoconfiança.
  • Seja honesto(a) consigo.
  • Fale sobre dificuldades que já passou.
  • Contribua para que as pessoas se expressem de maneira segura.

COERÊNCIA

Pense na coerência através desses 4 fatores:

Conhecimento e habilidade: o quanto se demonstra capaz, tem conhecimento sobre o assunto, experiência na área, habilidade para lidar com as demandas da função e se mantém atualizado.

Comportamento: fazer o que fala, cumprir com o prometido e evitar criar expectativas irreais e ao mesmo tempo inspirar possibilidades. Ter uma posição positiva, pensar em soluções. Ser honesto nas atitudes, reconhecer falhas e construir a partir daí.

Decisões: a empatia e a experiência, contribuem para decisões com bom senso. Prever possíveis problemas e tomar decisões rápidas.

Comunicação: deixar um espaço aberto para conversas, para que as pessoas tenham liberdade de se expressarem e contribuírem.

Ter uma comunicação eficiente, muitas vezes os problemas estão na forma como passamos a mensagem, ou como as pessoas interpretam, de qualquer forma a responsabilidade é de quem transmite a mensagem.

Coerência na prática:

  • Cumprir com o prometido.
  • Decisões com bom senso.
  • Estar comprometido com o time.
  • Prever problemas e agir.
  • Trazer ideias que inspirem confiança.
  • Ter uma comunicação eficiente.

Faça sua própria avaliação. Qual desses elementos precisa dar mais atenção?

Ter clareza de como funciona a transmissão de confiança, irá te ajudar a trabalhá-la em si e em situações em que é preciso recuperá-la.

Coragem e Movimento!