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Patrícia Ota, Coaching de Executivos, fala sobre os perfils de lideranca.

Conheça os Estilos de liderança e quando utilizá-los

Nosso estilo de liderança tem muito a ver não só em como lideramos no trabalho, mas também em nossa vida e relações como um todo. Conhecer seu estilo te dará uma visão clara de tendências de comportamentos, reações diante das situações, tomadas de decisão, a forma como se comunica, o que valoriza etc.

Apesar de termos uma tendência – a um ou um grupo próprio de estilos – para lidar com as pessoas e situações, nem todos os estilos são favoráveis ou recomendáveis para determinadas situações. Daniel Goleman, em “Liderança: a inteligência emocional na formação de um líder de sucesso” classifica os estilos de liderança:

Líderes visionários

  • Mobilizam pessoas rumo a uma visão.
  • Deixam claro como o trabalho de cada pessoa se enquadra, numa visão maior da organização.
  • Seus padrões de sucesso e recompensas são claras.
  • Feedback: Leva em consideração se aquele desempenho ajuda ou não no progresso do objetivo.
  • Flexibilidade: Estabelece o fim, geralmente dá bastante liberdade para que as pessoas busquem os meios.
  • Momentos ideais: Quando a empresa precisa de um novo rumo, direção mais clara.

Líderes treinadores

  • Desenvolvem pessoas para o futuro.
  • Ajudamas pessoas a identificarem suas forças e fraquezas e as vinculam as suas aspirações pessoais e profissionais.
  • Feedback: são abundantes, com instruções e acordos de responsabilidades. Fornecem tarefas desafiadoras.
  • Flexibilidade: As pessoas se sentem livres para experimentar, pois sabem que obterão um feedback rápido e construtivo.
  • Momentos ideais: Colabora para o desenvolvimento a longo prazo das pessoas e melhora sua performance.

Líderes afetivos

  • Criam vínculos emocionais e harmonia, colocam as pessoas em primeiro lugar.
  • Criam um efeito positivo nas comunicações, pessoas que se gostam, conversam mais, trocam ideias, compartilham inspirações.
  • Feedback: é amplo e positivo, proporcionando a sensação de reconhecimento e recompensa pelo trabalho bem-feito.
  • Flexibilidade: Ajusta as regras que são de fato relevantes, dá liberdade para as pessoas realizarem o trabalho da forma que acharem mais eficaz.
  • Momentos ideais: Motivar em momentos de estresse e conflitos.

Líderes democráticos

  • Obtém senso de participação, ouvem as pessoas, adesão, confiança, respeito e compromisso.
  • Feedback: Ao ouvir as preocupações das pessoas, o líder sabe o que fazer para manter o moral elevado.
  • Flexibilidade: Ao permitir a influência das pessoas nas decisões, isso afeta suas metas, como realizam o trabalho, isso aumenta a flexibilidade e a responsabilidade.
  • Momentos ideais: Para obter mais ideias e soluções, senso de participação e influência.

Líderes modeladores

  • Esperam excelência, autodireção, muito exigentes.
  • Fixam padrões de desempenho extremamente altos e os exemplificam pessoalmente;
  • São obcecados em fazer as coisas melhor e mais rápido.
  • Feedback: Aponta rapidamente o mau desempenho e exige resultados, caso a pessoa não alcance as expectativas, é substituída.
  • Flexibilidade: Baixa pela exigência e necessidade de resultados rápidos.
  • Momentos ideais: Quando a equipe está́ motivada e são altamente competentes.

Líderes coercivos

  • Tomam ações radicais, sem questionamentos.
  • Exigem o cumprimento imediato.
  • A flexibilidade é a mais atingida pelas decisões extremas do líder.
  • Momentos ideais: Momentos de crise, colaboradores problemáticos e hábitos já desgastados.

Como vimos, cabe ao líder transitar entre os estilos para escolher as melhores atitudes em cada situação apresentada. Note como o contexto e o perfil das pessoas lideradas são valiosos nessa escolha.

Dica para autoavaliação: Quais são os estilos que utilizo mais? Quais preciso desenvolver? Quais foram as situações que tive sucesso? Qual era o estilo que estava utilizando? Seria como uma caixa de ferramentas, onde temos mais facilidade de usar por exemplo o martelo, mas ele não irá servir para todas as situações, no caso de cortar a madeira, precisamos do serrote.

Por isso precisamos saber que temos essas ferramentas a mão, e praticar para utilizá-las no momento oportuno.

Coragem e Movimento!